terça-feira, 20 de abril de 2010

Seminário Jurídico da Ufersa abordará teoria da antropofagia

Segue notícia publicada no Jornal O Mossoroense de Hoje (20/04/10):

Seminário Jurídico da Ufersa abordará teoria da antropofagia

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), através do curso de Direito, estará promovendo no próximo dia 23 o I Seminário Jurídico da instituição. O tema central vai abordar uma nova teoria jurídica, através do tema "A criação e interpretação do direito à luz da realidade brasileira: Considerações sobre a teoria da antropofagia jurídica". Aberto ao público, o evento deve atrair estudantes, profissionais que atuam no segmento jurídico e pessoas interessadas nas discussões que envolvem o tema.

De acordo com o professor e organizador Rodrigo Leite, o objetivo do seminário é promover uma reflexão crítica aos novos profissionais do direito, através da Teoria da Antropofagia Jurídica e de questões sociais. "O debate será em torno de um tema polêmico e novo, desconhecido por parte dos que lidam com o direito. Na verdade trata-se de uma teoria ainda não desenvolvida, apenas comentada brevemente por alguns juristas, e estamos saindo na frente por estudar um assunto que envolve o direito e outras ciências, na tentativa de criar uma consciência crítica aos futuros profissionais do direito", explicou.

O seminário será constituído de três palestras, onde especialistas do Direito, de Filosofia, Comunicação e Semiótica falarão sobre a busca de novas ideias. "A Teoria da Antropofagia Jurídica é uma teoria em desenvolvimento, que visa criar um novo paradigma para a criação e interpretação do direito, aplicado essencialmente à realidade brasileira", revela o professor.

Na primeira palestra será abordado "Constitucionalismo contemporâneo no Brasil: Por uma proposta antropofágica", com o professor e mestre em Direitos Humanos, Mário Sérgio Falcão Maia. Já a segunda falará sobre "Tradução e Cultura no Brasil" com o professor e doutor em Comunicação e Semiótica, Valdemar Siqueira Filho. A terceira palestra tratará da "A bioética para uma perspectiva brasileira" com o professor e mestre em Filosofia, Zairo José de Albuquerque. O debate será mediado pelo professor e coordenador do Curso de Direito da Ufersa, Rodrigo Leite.

"Pretendemos dar o pontapé inicial desta teoria com este seminário e logo após publicar um livro sobre o tema para que a comunidade jurídica possa conhecer o que estamos defendendo", conclui Rodrigo Leite.

Os interessados em participar do I Seminário Jurídico têm até quinta-feira (22) para solicitar inscrição, enviando um e-mail para rodrigoleite@ufersa.edu.br. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. O evento será realizado na sexta-feira (23), a partir das 18h40, no auditório Cetarn, localizado na Ufersa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário